Notícia - Ideias de Ler
A maior Enciclopédia online em língua portuguesa
67 anos ao serviço da Educação
Terça-feira, 24 de outubro de 2017
 
Gestão do tempo para mulheres (muito) ocupadas
Com chancela da Ideias de Ler, chegou às livrarias, a 21 de abril, a obra Gestão do tempo para mulheres (muito) ocupadas, de Maria José Silveira Núncio. Esta socióloga e professora universitária transformou a sua tese de Doutoramento em Sociologia, em que identificou os truques de gestão do tempo de mulheres muito ocupadas, num livro extremamente útil e prático.
Nos dias de hoje, as mulheres não querem ter de abdicar de elementos essenciais como a família ou a maternidade, em nome de outras dimensões, igualmente essenciais, como a carreira, a realização profissional ou a participação social e política. Até porque, historicamente, nunca foi exigido aos homens que procedessem a semelhantes escolhas.
Nesse sentido, Maria José Silveira Núncio defende nesta obra que, como contrapartida de uma participação pública e laboral, as mulheres não devem ver-se penalizadas, diariamente, no respetivo bem-estar e na qualidade de vida.

A obra
Ser mulher, hoje em dia, é um desafio constante; significa que se deve ser boa companheira, profissional competente, amiga cuidadosa e, na maior parte dos casos, boa mãe. Depois, é ainda suposto que se seja bem informada, culta e, claro, elegante, bem vestida e com sentido de humor.
Corresponder a todas estas expetativas é, no mínimo, desgastante.
Ajudar a articular da melhor maneira todas as exigências do nosso dia a dia, adotando pequenas estratégias que podem realmente fazer a diferença na forma como gerimos o nosso tempo, é o objetivo deste Gestão de tempo para mulheres (muito) ocupadas.
Se não pode controlar o tempo, pode, pelo menos, controlar a forma como o gere: gerir o tempo é, antes de mais, gerir a vida.